O que é como funciona e quais são os tipos de remuneração variável?

O que é como funciona e quais são os tipos de remuneração variável?

O que é como funciona e quais são os tipos de remuneração variável? Para manter uma equipe engajada, produtiva e alcançando bons resultados, é essencial trabalhar algumas estratégias de gestão para motivar esses colaboradores. Uma boa solução para manter o time engajado é oferecer uma remuneração variável.

Mas como funciona a remuneração variável? Essa remuneração é independente do salário fixo acordado com o funcionário, basicamente é uma recompensa para os profissionais que atingirem as metas que foram definidas pela empresa.

Vale lembrar que a remuneração variável pode ser aplicada para diversas áreas da empresa, como por exemplo, os operacionais e pode variar de acordo com a performance de cada funcionário, equipe ou empresa.

Geralmente esse tipo de remuneração é mensurado de acordo com uma meta pré-estabelecida em um determinado período de tempo. As empresas possuem respaldo na constituição federal para beneficiar seus colaboradores, de maneira que acreditam ser mais adequada à realidade financeira da empresa, pois este tipo de bônus está previsto no inciso XI do art.7.

Muitos se perguntam: quais são os tipos de remuneração variável que posso aplicar em minha empresa? Vejamos alguns tipos que podemos destacar:

1. Participação nos lucros e resultados (PLR): O PLR é basicamente uma gratificação dada aos funcionários, de acordo com o lucro obtido pela empresa; geralmente o cálculo é feito pelo ano anterior, mas pode ser também por um período determinado pela empresa.

2. Comissão: A comissão é a prática mais comum nas empresas, especialmente aquelas que possuem equipes de vendas, pois é um meio de estimular o vendedor ou equipe comercial a atingir a meta que é pré-estabelecida. A comissão também pode ser paga através de uma porcentagem em cima de cada venda realizada.

3. Bônus: Já o bônus é outra forma comum de incentivo entre as empresas e pode ser aplicado não somente para equipes comerciais, mas também por outras áreas da empresa. Não necessariamente esse tipo de bonificação ocorre em dinheiro, mas também pode ser: uma viagem, curso, vale compras ou até mesmo ingressos.

4. Premiação: O Prêmio por produtividade também é diferente da comissão de vendas. O pagamento acontece de acordo com as metas atingidas e é uma forma de recompensar o funcionário ou equipe baseado na sua produtividade. A empresa pode aplicar este tipo de prêmio para as áreas operacionais da empresa, com foco em aumentar os resultados da equipe.

Conforme visto, existem alguns tipos de remuneração variável que podem ser aplicados dentro de uma empresa, mas para que isso aconteça de maneira eficiente precisamos saber como fazer uma boa avaliação de desempenho e uma boa gestão de performance da equipe.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

SaaS para RH: o que é e como funciona

SaaS para RH: o que é e como funciona

Existem diversas empresa que oferecem um Software as a Service, ou como é mais conhecido SaaS, sem dúvida os Softwares SaaS se tornaram parte de uma grande revolução tecnológica, pois são aquelas soluções que muitas vezes nem sabemos que precisamos, mas quando conhecemos elas se tornam essenciais para a nossa rotina de trabalho.  Você já

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR