Quais são os erros das empresas no plano de Remuneração Variável?

Quais são os erros das empresas no plano de Remuneração Variável?

Quais são os erros das empresas no plano de Remuneração Variável?

A cada dia que passa a remuneração variável está mais presente no cotidiano das empresas, pois todas almejam o mesmo objetivo que é impulsionar o engajamento do time por meio do sistema meritocrático. Quais são os erros das empresas no plano de Remuneração Variável?

Uma das ações de empresas que possuem um sistema meritocrático é utilizar a metodologia de recompensa para reconhecer e incentivar aqueles que por mérito entregaram bons resultados. 

Pode parecer algo muito simples o ato de incentivar e reconhecer o esforço, seja ele coletivo ou individual, mas e quando este processo não está bem estruturado? Neste artigo, separamos para você alguns dos erros das empresas no plano de Remuneração Variável que você deve evitar ao praticar esta metodologia em sua empresa.

Quais são os principais erros ao aplicar um plano de Remuneração Variável?

1 – Não ser simples e sensato

A simplicidade e praticidade é o ponto chave para que um bom modelo de remuneração funcione. Quando falamos de não ser simples, estamos falando de não comunicar com clareza como funcionará o modelo de Remuneração Variável ou de termos regras muito complexas, com isso,  a equipe acaba entendendo de forma errada ou até mesmo não entendendo como funciona as regras de premiação. E quando falamos se ser sensato, falamos a respeito de empresas que aplicam modelos e regras de premiação que não fazem sentido com a realidade/objetivos da empresa e o perfil de produto. 

2 – Não é transparente.

A falta de transparência em todo e qualquer processo que envolve pessoas é algo bem difícil e pode causar problemas para a empresa, principalmente por envolver profissionais de todos os tipos e nível de conhecimento. Sendo assim, quando é implementado um novo modelo de remuneração ou é realizada alguma alteração nas regras de apuração e/ou premiação todos devem ficar cientes das mudanças. 

3 – Não incentivar a produtividade e o empenho.

Quem não gosta de ter o seu trabalho reconhecido e ser incentivado a continuar a desenvolver um bom trabalho? A remuneração variável é uma ótima prática para motivar sua equipe, mas ela não isenta os líderes e gestores de fortalecer ainda mais esse trabalho rumo a bons resultados e a produtividade.

4 – Não atentar-se ao período de pagamento.

Quando se tem esse tipo de prática de remuneração por metas e resultados dentro da empresa, todos os envolvidos trabalham em busca de atingir os melhores resultados para que se possa receber os valores de premiação, e quando a empresa falha com o fechamento do período trabalhado e ultrapassa da data de pagamento acaba gerando um desconforto e principalmente quando acontece com frequência gera uma desmotivação para os profissionais envolvidos.

Por fim, implantar um modelo de remuneração variável dentro das empresas é uma ação muito importante, mas devemos pensar a longo prazo e não praticar os 04 erros das empresas no plano de remuneração variável e evitar que ao longo prazo o seu time desanime e a remuneração variável não tenha o mesmo efeito positivo que tinha antes. 

Pensando nisto a AchieveMore desenvolveu uma ferramenta com o intuito de ajudar as empresas com seus modelos de remunereção variável. Quer saber mais em como podemos te ajudar? Solicite uma demo!

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Mulheres de negócios

Mulheres de negócios que transformaram o Mundo das Vendas

No mundo das vendas e do varejo, as mulheres têm desempenhado papéis fundamentais, desafiando estereótipos e impulsionando o crescimento e a inovação. Por isso, essas jornadas merecem destaque. Neste artigo, vamos celebrar, portanto, algumas das mulheres de negócios inspiradoras que deixaram sua marca nesse setor e discutir as barreiras que ainda enfrentam. Mary Kay Ash:

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR