Os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho.

Os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho.

Os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho.

Antes mesmo de saber quais são os Os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho, é preciso saber o que são os indicadores e o que eles significam.

Os Indicadores de desempenho também conhecido como KPI’s ; esta sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, que em sua tradução é indicador-chave de desempenho, e esses indicadores em resumo são utilizados para medir o de um desempenho do time.

Para entender o que é KIP e sua importância para realizar análises, leia o nosso artigo anterior, nele você entenderá de maneira mais completa a importância de ter KIP em suas estratégias. (clique aqui)

Separamos neste artigo os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho de um time de vendas. Confira a seguir quais são esses indicadores:

1 – A importância do Faturamento

O Faturamento é um indicador muito importante pois ele mostra qual é o rendimento financeiro de uma empresa diante de suas atividades econômicas em um determinado período. Logo, o faturamento nada mais é do que a soma final de todas as vendas, seja ela uma venda de produto ou serviço que uma empresa faz dentro de um período predeterminado, geralmente o faturamento de uma empresa é mensurado mensalmente, semestralmente e ou anualmente, mas isso vai de acordo com a necessidade de cada empresa.

Para o setor de vendas de uma empresa o faturamento é de extrema importância, pois é a partir de uma média de faturamento que são determinadas as metas das equipes comercial. Por isso não deixe de analisar o faturamento de sua empresa vs o seu objetivo de vendas.

2 – A Positivação do Cliente

A positivação do cliente é um indicador de vendas que te ajuda a identificar qual é o número de clientes que estão efetuando uma compra em determinado período. Acompanhar a positivação do cliente garante o controle de quais clientes permanecem ativos de uma determinada carteira e qual é a sua frequência de compra.

Para uma boa manutenção de carteira é importante determinar metas de positivação e essas metas devem estar atreladas ao mix de produtos e serviços oferecidos pela empresa, pois desta forma você acaba evitando que o vendedor foque apenas em positivar clientes através de várias vendas pequenas.

3 – O indicador de Produtividade

O indicador com foco em medir a produtividade é um KPI que consegue te apresenta de modo prático quais são os resultados da sua operação dentro da empresa.

O indicador de produtividade te ajuda a identificar quais são os pontos de melhoria na performance de cada colaborador, no setor de vendas este indicador é muito usado para comparar o resultado de um vendedor em determinado período, por exemplo: Em um mês o vendedor fechou x novos contratos e no outro mês este número aumentou, ou seja a produtividade deste profissional aumentou comparado a determinado período.

4 – Preço de venda

Em resumo o indicador preço de venda é o valor cobrado por determinado produto ou serviço, muitas vezes não estamos cobrando o preço certo para a venda de determinado produto ou serviço, e isso ao longo do tempo acaba prejudicando a lucratividade da empresa.

Cobrar o preço de venda de forma adequada também pode aumentar a competitividade entre o seu negócio e seus concorrentes, por isso não deixe de medir este indicador e calcule sempre de maneira justa.

Agora que você conhece os 4 indicadores de vendas mais utilizados, aproveite para estruturar sua equipe e concentrar seus esforços nos pontos mais importantes do processo de vendas. Tendo as informações desses KPI’s em mãos você terá as informações necessárias para tomar decisões de maneira mais assertiva.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

SaaS para RH: o que é e como funciona

SaaS para RH: o que é e como funciona

Existem diversas empresa que oferecem um Software as a Service, ou como é mais conhecido SaaS, sem dúvida os Softwares SaaS se tornaram parte de uma grande revolução tecnológica, pois são aquelas soluções que muitas vezes nem sabemos que precisamos, mas quando conhecemos elas se tornam essenciais para a nossa rotina de trabalho.  Você já

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR