O que é cultura organizacional e a sua importância dentro das empresas.

O que é cultura organizacional e a sua importância dentro das empresas.

O que é cultura organizacional e a sua importância dentro das empresas.

As equipes de RH estratégico estão cada vez mais focadas em ter uma cultura organizacional bem alinhada com a visão e valores da empresa. E como este tema está cada vez mais presente dentro das empresas, hoje vamos falar sobre o que é cultura organizacional e a sua importância dentro das empresas.

Ter um ambiente de trabalho positivo, com seus valores bem definidos e alinhados com toda a equipe é extremamente importante. Por isso, alinhar a cultura organizacional da empresa é uma tarefa tão importante para as equipes de Gestão de Pessoas e RH. 

Ao longo deste artigo você vai entender de fato o que é a cultura organizacional, e a importância da cultura organizacional dentro da empresa.

O que é cultura organizacional? 

A cultura organizacional nada mais é do que a forma com que as empresas conduzem o seu negócio por meio de ações e comportamentos que refletem diretamente nos funcionários e na forma com que eles reagem a determinadas situações.

A cultura organizacional deve ser algo que está enraizado nas equipes, por isso acabou se tornando uma forma informal de orientar os colaboradores e principalmente de defender as bandeiras que a empresa levanta. 

A cultura organizacional dentro das empresas tem se tornado cada vez mais forte e acabou até se tornando um diferencial competitivo entre as demais empresas, pois é uma forma de você se destacar entre as demais, baseado em tudo aquilo que sua empresa acredita e defende como essencial para o comportamento e bem-estar dos funcionários. 

A importância da cultura organizacional

A cultura organizacional tem se tornado cada vez mais importante, pois as empresas entenderam que é através dela que é desenvolvido as diretrizes das empresas e é formada uma boa gestão de pessoas pelo RH. 

A cultura organizacional sempre deve refletir os valores éticos e morais na qual a empresa acredita, e é também através da cultura organizacional que a empresa prepara a equipe para o futuro e suas próximas gerações. Confira alguns benefícios da cultura organizacional dentro das empresa:

Alinhamento da equipe: 

Quando existe um alinhamento entre os funcionários e a empresa, toda a equipe entende exatamente qual é o seu papel e sua postura dentro da empresa. Quando é realizado um bom alinhamento entre o funcionário e a liderança desde a sua chegada dentro da empresa o índice de má conduta dele acaba se tornando muito menor, proporcionando cada vez mais um ambiente saudável e agradável de trabalhar. 

Fortalecimento da imagem da empresa: 

Uma empresa que tem seus valores éticos e morais bem definidos, e defende tudo aquilo que ela acredita que é bom e correto para a empresa, tanto para os seus colaboradores quanto para  a sociedade, tem uma imagem muito positiva.  E esta cultura organizacional acaba se tornando um diferencial competitivo no mercado em que atua e na captura de novos talentos. 

Maior agilidade nos processos da empresa. 

Quando se tem uma cultura organizacional sólida e bem alinhada com toda a empresa, os processos se tornam mais ágeis e simples, já que um dos papéis da cultura organizacional é deixar claro para todos os colaboradores exatamente o que fazer e como agir em determinada situação. Logo, quando se tem alguma situação de problema dentro da empresa, o esforço feito para a resolução e entendimento é muito menor, pois toda a equipe está alinhada para trabalhar em prol do melhor para todos e o bem da empresa. 

Agora que você já sabe o que é cultura organizacional e a sua importância dentro das empresas, você pode começar a entender melhor qual é a cultura organizacional da sua empresa e buscar entender a como implementar e deixar cada vez ela mais clara para as equipes. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

O que é Holocracia e como ela funciona.

O que é Holocracia e como ela funciona.

Para você este termo “Holocracia” pode parecer novo, mas tem se tornado cada vez mais comum principalmente entre as empresas com pensamento mais jovem, como por exemplo as startups. Muitas destas empresas têm aderido a esta modalidade e visto vantagens e desvantagens desta prática, mas para você saber se de fato adotar a Holocracia dentro

Atenção ao implementar a gestão de performance na sua empresa.

Atenção ao implementar a gestão de performance na sua empresa.

A gestão de performance é extremamente importante para fazer um diagnóstico da evolução da empresa. Quando a gestão de performance é bem implementada permite que você possa medir, gerenciar e direcionar os resultados da empresa.  Para implementar a gestão de performance fazendo o uso de bons indicadores é importante olhar para alguns pontos de atenção.

O impacto da gamificação nas empresas

O impacto da gamificação nas empresas

Sempre falamos a respeito da importância de motivar as equipes e como é desafiador encontrar maneiras para que todo esse esforço seja efetivo e a equipe fique engajada em entregar bons resultados. Por isso, é de extrema importância que a liderança da empresa esteja sempre antenada e atualizada sobre as novas possibilidades que o mercado

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente