Como motivar a minha equipe através da meritocracia.

Como motivar a minha equipe através da meritocracia.

Como motivar a minha equipe através da meritocracia.

Todos querem motivar e incentivar o seu time para que o desempenho e o resultado de todos seja positivo. Grandes empresas usam a meritocracia para motivar seus funcionários, muitas dessas empresas acabaram se tornando referência no mercado. Hoje, muitos líderes e gestores fazem a mesma pergunta: Como motivar a minha equipe através da meritocracia? 

Se você anda se perguntando isso ou buscando a ajuda de outros profissionais para entender melhor o que é, como funciona e como usá-la a seu favor, você chegou ao lugar certo. 

Mas antes de você entender como pode motivar a sua equipe através da meritocracia, precisamos entender de fato o que é meritocracia e qual é o impacto dela dentro das empresas. 

Afinal, o que é meritocracia?

O termo meritocracia é de origem francesa, e este conceito aparece logo após o fim da Revolução Francesa e a ascensão de Napoleão Bonaparte. O termo meritocracia nasce quando foi decidido que não seria mais critério para o ingresso da carreira pública a sua origem de nascimento, mas sim as qualidades, conhecimentos e habilidades. 

Deste modo, o termo meritocracia acaba sendo definido como uma forma de liderança por méritos, na qual se valoriza as habilidades e conhecimentos e não a distinção se a pessoa veio de origem nobre ou burguesa.

Nos países anglo-saxões e nos Estados Unidos esta ideia se tornou muito forte, pois era muito valorizada a prosperidade econômica através do desempenho.

Como motivar a minha equipe através da meritocracia.

A meritocracia é muito aplicada no universo corporativo como uma ideologia que defende a ideia de que as pessoas com melhor desempenho em suas tarefas devem ser reconhecidas e recompensadas por seus resultados e contribuições. 

Vale destacar que geralmente a hierarquia dessas empresas é construída com base nos méritos conquistados com o esforço e dedicação de cada colaborador, se tornando até mesmo um dos métodos de reconhecimento e valorização de quem deu bons resultados para a empresa.

Confira a seguir alguns passos que podem auxiliar a sua empresa nesta jornada de ‘Como motivar a sua equipe através da meritocracia’: 

 1- Analise o ambiente da empresa. 

O primeiro passo para estruturar um sistema meritocrático é a empresa voltar a sua atenção para dentro e descobrir como você pode promover, reconhecer e valorizar os funcionários de maior performance.

É importante estudar e entender se é possível você oferecer uma promoção, uma bonificação ou um aumento de salário. Caso a sua empresa não possua uma grande capacidade de sustentar aumentos de salário com uma frequência maior do que já é de costume, você pode aplicar a recompensa por resultado. Desta forma, o funcionário receberá de acordo com o seu resultado, e você acaba aplicando o reconhecimento por performance e ao mesmo tempo investindo no crescimento da sua empresa. 

2 – Estruture quais são os benefícios.

Além dos bônus por resultado, a sua empresa pode elaborar estratégias de premiação e valorização, como por exemplo, o funcionário do mês, prêmios em viagens, vale compras ou até mesmo o investimento em cursos de capacitação ou formação. Você pode definir os prêmios de acordo com o nível de desempenho de cada setor, equipe ou funcionário. 

É muito importante que o funcionário beneficiado se destaque e veja seu crescimento, por isso, deixe sempre bem claro que determinado benefício é por mérito do seu esforço e resultado. 

3 – Defina metas claras e objetivas. 

É de grande importância que suas metas e objetivos estejam bem definidos e que todos os funcionários tenham um conhecimento claro delas. Outro ponto importante, suas metas devem ser objetivas, pois desta forma você evita aberturas para interpretações indevidas. 

Somente com as metas e objetivos estabelecidos de forma clara e justa é que você conseguirá reconhecer aqueles que realmente merecem ser reconhecidos pelo seu esforço e dedicação para atingir as metas e seu sistema de meritocracia se tornará eficiente e trará bons resultados. 

4 – Conceda poder e autonomia aos seus líderes. 

Para tornar o ambiente ainda mais saudável e agradável, nada melhor do que dar autonomia e poder ao seu líder, para ele definir quem merece ser reconhecido e recompensado. São os líderes que estão presentes no dia a dia da sua empresa e eles estão a frente de cada etapa do processo, acompanhando o esforço e dedicação de cada um dos funcionários. 

Quando você permite que seus líderes recompensem seu time, você acaba proporcionando um ambiente saudável, pois ajudará a aumentar a empatia entre o líder e o liderado. 

Agora que você já sabe como motivar a sua equipe através da meritocracia e sabe que a gestão por méritos pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, aplique esses passos e comece já a usar a meritocracia ao seu favor. 

A Achievemore, foi desenvolvida por especialistas com anos de experiência no setor, no qual está pronta para te ajudar a deixar o sistema de recompensa e resultados cada vez mais fácil. Entre em contato e descubra como vamos te ajudar a tornar a meritocracia mais fácil e eficiente na sua empresa. Solicite uma demo!

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Quais são os itens indispensáveis para uma campanha de incentivo?

Quais são os itens indispensáveis para uma campanha de incentivo?

Se a sua empresa deseja aumentar os resultados em um curto período de tempo, uma das melhores e mais eficazes soluções é implementar uma campanha de incentivo.  Geralmente as campanhas de incentivo são realizadas em datas específicas, como por exemplo, datas comemorativas ou promocionais como a Black Friday, mas pode ser também apenas uma ação

Os desafios da inteligência de mercado durante a pandemia.

Os desafios da inteligência de mercado durante a pandemia.

De fato, todos nós sabemos que o panorama atual nos trouxe inúmeros desafios e isso causou mudanças significativas na vida das pessoas e também no cotidiano das empresas. Com a necessidade ainda maior de gerenciar suas equipes e empresas em meio a crise, a inteligência de mercado pode ser um dos nossos principais aliados durante

Usar a Inteligência artificial a favor da gestão de performance.

Usar a Inteligência artificial a favor da gestão de performance.

A inteligência artificial vem tomando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, e principalmente no dia a dia das empresas. E hoje podemos usar também a inteligência artificial a favor da gestão de performance. Sem dúvida a inteligência artificial veio para trazer facilidade e agilidade em diversos processos dentro das empresas. Antes de entendermos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente