A gestão de performance e sua importância.

A gestão de performance e sua importância.

A gestão de performance e sua importância.

A gestão de performance e sua importância dentro das empresa. A gestão de performance está atrelada a todo processo de acompanhamento de rotina diária de uma empresa, tanto na relação de desempenho coletivo como também no desempenho individual.

O objetivo da gestão de performance é analisar, mas principalmente alinhar os objetivos da empresa, fazendo com as metas e a visão estratégica da empresa estejam alinhadas com toda equipe.

Além dos inúmeros benefícios da gestão de performance a produtividade é o principal ponto dentro da gestão de performance, pois a sua principal essencial é aumentar o resultado da empresa. Vamos ver a seguir o que é a A gestão de performance e sua importância dentro das empresas.

Por que devo implementar a gestão de performance na minha empresa?

A gestão de performance não é somente uma metodologia desenvolvida para você avaliar o resultado de determinada equipe ou colaborador, mas através da gestão de performance você adquire diversos outros benefícios e pontos positivos para a saúde da sua empresa tais como:

A gestão de performance oferece o bom aprendizado

A gestão de performance é uma metodologia que influencia diretamente no desempenho de toda organização, quando aplicada de forma coletiva você incentiva a sua equipe a compartilhar conhecimento para todo o time tenha um bom resultado.

Por isso é extremamente importante que seu time esteja preparado para gerir conhecimento, ou seja coletar, filtrar, agregar valor e distribuir informações relevantes por toda a equipe.

Quando a gestão de performance unida com o foco no aprendizado está enraizada na cultura da empresa, tem um impacto muito positivo, pois seu time sempre estará focado em aprender e transmitir conhecimento, por isso invista em treinamentos, cursos de capacitações e incentive a sua equipe a trocar conhecimento entre si.

A gestão de performance oferece a sucessão

A gestão de performance quando alinhada com os propósitos da empresa, visa não somente oferecer o aprendizado, mas também que o aprendiz evolua com todo conhecimento e experiência adquirido onde consequentemente a sucessão de cargos, funções e posições tenha uma transição de menor impacto possível e que não faça a instituição perder seu ritmo de crescimento e produtividade.

Por isso a política de sucessão deve estar muito bem alinhada com a gestão de performance, dessa forma a empresa, preserva o seu bom desempenho e principalmente os valores que sua empresa possui.

A gestão de performance oferece competências

A gestão de performance também visa reconhecer as competências de seus colaboradores, pois através da gestão de performance alinhada ao reconhecimento da capacidade e competência de cada profissional, assim as empresas reconhecem os profissionais de acordo com a sua capacidade.

Desta forma, a empresa consegue avaliar e discernir quais são as habilidades de cada colaborador, e descobrir qual é o nível de capacidade de um colaborador.

Como posso aplicar na minha empresa?

Vimos até aqui a importância da gestão de performance e o que esta metodologia tem a oferecer para a sua organização. Para aplicar a gestão de performance de maneira eficiente vamos listar alguns passos importantes para te ajudar.

Estabeleça os principais objetivos

É essencial que a gestão de performance esteja alinhada com o posicionamento estratégico da empresa, ou seja estabeleça seus objetivos de acordo com a missão, visão e valores da sua empresa, e sempre mantenha todos estes pontos alinhados, e deixe sempre claro para todo o seu time quais são os objetivos e princípios a serem trabalhados.

Escolha métricas relevantes

Para estabelecer métricas relevantes faça um levantamento de todo o processo que você deseja analisar e determine a melhor maneira de ter uma visão completa. Uma forma que pode te ajudar é determinar todos os objetivos que pretende alcançar com a gestão de performance, entenda também quais são os números que podem ser acompanhados para traduzir o sucesso ou fracasso desse objetivo.

Monitore os resultados

Para chegar no ponto de monitoramento, seu plano de gestão já precisa estar estruturado, mas de nada adiantará as métricas sem uma análise, profunda e detalhada. Por isso tenha como seu principal aliado uma ferramenta completa no qual você possa através de uma dashboard simples e de fácil leitura monitorar todos os pontos importantes da sua gestão de performance.

Promova melhorias

Ao analisar todos os resultados e métricas, pegue os pontos negativos ou que não estão performando de acordo com os objetivos e metas pré-estabelecidos, e promova ajustes e melhorias e invista tempo na comunicação de sua equipe para que todos estejam alinhados com os novos propósitos e melhorias.

A cada dia será mais importante que os profissionais responsáveis pela gestão de performance tenham ao seu alcance números que comprove os resultados das suas ações e justifiquem as decisões tomadas, desta forma com a gestão de performance o RH de sua empresa terá mais precisão em suas ações.

Agora que você conhece a A gestão de performance e sua importância, comece aplicando dentro da sua empresa, aproveite e conheça a nossa ferramenta que pode te ajudar neste processo. Saiba mais!

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Você sabe o que faz um analista de remuneração e benefícios?

Você sabe o que faz um analista de remuneração e benefícios?

Você sabe o que faz um analista de remuneração e benefícios? Ter um analista de remuneração e benefícios dentro da empresa se tornou essencial para a saúde delas, pois são eles que analisam os indicadores, a performance e o quanto e o porquê determinado valor está sendo pago a algum colaborador. Com isso,  ajudam a

Como definir os modelos de remuneração variável dentro das empresas?

Há algum tempo atrás os salários fixos eram o ponto de maior atenção e o principal motivador para os profissionais, porém, com o passar do tempo esta preferência acabou diminuindo e os modelos de remuneração variável acabaram ganhando um espaço maior dentro das empresas.  Esta modalidade de remuneração se tornou um recurso importante para a

A remuneração variável e o direito do trabalho.

A remuneração variável e o direito do trabalho.

Muitas empresas já aderiram e muitas outras estão aderindo e implementando um  sistema de remuneração variável, mas nem todas as empresas estão cientes da relação da remuneração variável e o direito do trabalho.  Por isso neste artigo selecionamos para você os principais pontos da legislação trabalhista quando se trata de remuneração variável.  No passado, a

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente