Os 4 indicadores mais utilizados na análise de desempenho.

September 9, 2020

 

Antes mesmo de saber quais são os indicadores que devo analisar, é preciso saber o que são os indicadores e o que eles significam.

 

Os Indicadores de desempenho também conhecido como KPI's ;  esta sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, que em sua tradução é indicador-chave de desempenho, e esses indicadores em resumo são utilizados para medir o de um desempenho do time. 

 

Para entender o que é KIP e sua importância para realizar análises, leia o nosso artigo anterior, nele você entenderá de maneira mais completa a importância de ter KIP em suas estratégias. (clique aqui)

 

Separamos neste artigo os 4 indicadores mais utilizados na  análise de desempenho de um time de vendas. Confira a seguir quais são esses indicadores:

 

1 - A importância do Faturamento

 

O Faturamento é um indicador muito importante pois ele mostra qual é o rendimento financeiro de uma empresa diante de suas atividades econômicas em um determinado período. Logo, o faturamento nada mais é do que a soma final de todas as vendas, seja ela uma venda de produto ou serviço que uma empresa faz dentro de um período predeterminado, geralmente o faturamento de uma empresa é mensurado mensalmente, semestralmente e ou anualmente, mas isso vai de acordo com a necessidade de cada empresa.

 

Para o setor de vendas de uma empresa o faturamento é de extrema importância, pois é a partir de uma média de faturamento que são determinadas as metas das equipes comercial. Por isso não deixe de analisar o faturamento de sua empresa vs o seu objetivo de vendas. 

 

2 - A Positivação do Cliente

 

A positivação do cliente é um indicador de vendas que te ajuda a identificar qual é o número de clientes que estão efetuando uma compra em determinado período. Acompanhar a positivação do cliente garante o controle de quais clientes permanecem ativos de uma determinada carteira e qual é a sua frequência de compra. 

 

Para uma boa manutenção de carteira é importante determinar metas de positivação e essas metas devem estar atreladas ao mix de produtos e serviços oferecidos pela empresa, pois desta forma você acaba evitando que o vendedor foque apenas em positivar clientes através de várias vendas pequenas.

 

 

3 - O indicador de Produtividade

 

O indicador com foco em medir a produtividade é um KPI que consegue te apresenta de modo prático quais são os resultados da sua operação dentro da empresa. 

 

O indicador de produtividade te ajuda a identificar quais são os pontos de melhoria na performance de cada colaborador, no setor de vendas este indicador é muito usado para comparar o resultado de um vendedor em determinado período, por exemplo: Em um mês o vendedor fechou x novos contratos e no outro mês este número aumentou, ou seja a produtividade deste profissional aumentou comparado a determinado período. 

 

 

4 - Preço de venda

 

Em resumo o indicador preço de venda é o valor cobrado por determinado produto ou serviço, muitas vezes não estamos cobrando o preço certo para a venda de determinado produto ou serviço, e isso ao longo do tempo acaba prejudicando a lucratividade da empresa. 

 

Cobrar o preço de venda de forma  adequada também pode aumentar a competitividade entre o seu negócio e seus concorrentes, por isso não deixe de medir este indicador e calcule sempre de maneira justa.

 

 

Agora que você conhece os 4 indicadores de vendas mais utilizados, aproveite para estruturar sua equipe e concentrar seus esforços nos pontos mais importantes do processo de vendas. Tendo as informações desses KPI’s em mãos você terá as informações necessárias para tomar decisões de maneira mais assertiva.

 

 

 

 

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