04 dicas importantes para manter sua equipe motivada.

04 dicas importantes para manter sua equipe motivada.

04 dicas importantes para manter sua equipe motivada.

A contribuição de cada colaborador impacta diretamente na produtividade e no resultado de uma organização. Sabemos que uma empresa é composta por várias pessoas e que cada uma delas possuem suas individualidades. Por isso, muitas empresas acabam tendo dificuldade em manter o time engajado e motivado. Para que você não tenha esse tipo de dificuldade, separamos neste post 04 dicas importantes para você manter a sua equipe motivada.

Existem duas funções na motivação, a primeira é contribuir para que as atividades sejam cumpridas com ânimo e qualidade, e a segunda é que esse ânimo e qualidade influenciem os demais integrantes da equipe. 

Elabore um sistema de gestão para ter sua equipe motivada.

O primeiro passo para manter a sua equipe motivada é acompanhar o desempenho de cada profissional de perto e constantemente. Mas para que você realize isso de maneira eficaz, é indispensável que se tenha um sistema de gestão bem elaborado. Desta forma, será possível acompanhar a execução, ajustar falhas e avaliar quais são os resultados alcançados, e consequentemente, todos os funcionários irão saber qual o seu papel e valor dentro da empresa. 

Quem não fica feliz quando percebe que a sua contribuição foi importante para o resultado do time? Por isso, vale ressaltar, que depois de uma conquista é essencial elogiar o time. Sem dúvida, o reconhecimento é a principal ação para motivar uma equipe. 

Importe-se com time.

Porém, como nem só  de elogios viverá o homem, aproveite os erros para alinhar, orientar e ensinar ao seu time como deve ser feito determinada atividade. Além de motivar a equipe através dos elogios, peça também para que eles apontem erros ou melhorias e escute suas sugestões, assim ele se sentirá valorizado. 

Confirme que o profissional está satisfeito com a sua função.

Profissionais insatisfeitos  podem acabar gerando problemas no desenvolvimento da equipe. Uma boa prática é sempre que puder incluir em seu bate-papo com o colaborador a seguinte pergunta: “Você está satisfeito com a atividade que executa?”

Desta forma, você saberá como o funcionário se sente e se será necessário tomar alguma providência, seja ela, um alinhamento, uma promoção ou uma mudança de área. Assim o seu time sempre permanecerá contente com aquilo que está executando.

Tenha sempre o canal de comunicação aberto.

Ter reuniões de feedbacks já é uma excelente boa prática, pois é através destas reuniões que alinhamos necessidades e expectativas e que também damos aos colaboradores a oportunidade de compartilharem suas vivências, sugestões e dificuldades. Por isso, é recomendável que esses encontros sejam periódicos.

Mas, não permita que o momento do feedback seja o único momento para falar sobre esses assuntos, um bom líder sempre deixa o acesso da sua equipe a ele livre, para sempre que necessário, um ponto de atenção, sugestão ou elogio seja falado. A motivação no ambiente de trabalho é consequência de uma boa gestão executada por um bom líder. 

Agora que você já conhece essas 04 dicas importantes para manter sua equipe motivada, coloque em prática com sua equipe e sinta os resultados aparecerem, uma equipe motivada e engajada, tem o desejo de entregar bons resultados. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Quais são os itens indispensáveis para uma campanha de incentivo?

Quais são os itens indispensáveis para uma campanha de incentivo?

Se a sua empresa deseja aumentar os resultados em um curto período de tempo, uma das melhores e mais eficazes soluções é implementar uma campanha de incentivo.  Geralmente as campanhas de incentivo são realizadas em datas específicas, como por exemplo, datas comemorativas ou promocionais como a Black Friday, mas pode ser também apenas uma ação

Os desafios da inteligência de mercado durante a pandemia.

Os desafios da inteligência de mercado durante a pandemia.

De fato, todos nós sabemos que o panorama atual nos trouxe inúmeros desafios e isso causou mudanças significativas na vida das pessoas e também no cotidiano das empresas. Com a necessidade ainda maior de gerenciar suas equipes e empresas em meio a crise, a inteligência de mercado pode ser um dos nossos principais aliados durante

Usar a Inteligência artificial a favor da gestão de performance.

Usar a Inteligência artificial a favor da gestão de performance.

A inteligência artificial vem tomando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, e principalmente no dia a dia das empresas. E hoje podemos usar também a inteligência artificial a favor da gestão de performance. Sem dúvida a inteligência artificial veio para trazer facilidade e agilidade em diversos processos dentro das empresas. Antes de entendermos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente