05 Passos para um planejamento estratégico em vendas de sucesso

05 Passos para um planejamento estratégico em vendas de sucesso

A criação de uma estratégia de negócios bem-sucedida para sua empresa depende da elaboração de um bom time pensando nas melhores estratégias para se ter resultados efetivos.  Um bom planejamento leva tempo para amadurecer e experimentar. Pensando nisso, separamos 05 Passos para um planejamento estratégico em vendas de sucesso. Pegue caneta e papel e continue a leitura! 

Todo bom gestor precisa ter uma ideia de como criar e elaborar estratégias para entregar resultados duradouros para uma empresa.

05 Passos para um planejamento estratégico em vendas de sucesso

A importância de realizar um planejamento estratégico em vendas.

Identifique onde você está na maturidade do seu negócio e qual é o próximo nível que você e sua equipe desejam alcançar.

Para planejar de forma assertiva, é preciso saber exatamente onde estão os deslizes, mesmo os pequenos precisam ser ajustados. Está no acesso? Em uma apresentação de produto/serviço? Ou será que está na hora de fechar? Parece bobo, mas são os pequenos detalhes que fazem a diferença.

A questão mais importante é se você está vendendo para as pessoas certas. Para identificar isso, você precisa saber se a estratégia de vendas está alinhada com a estratégia de marketing, parte da estratégia básica de planejamento é unir os dois.

Outra questão importante é saber quais produtos ou serviços tecnológicos podem ser usados ​​para ajudar todos a automatizar atividades simples do dia a dia. Além de melhorar os resultados da equipe, eles podem economizar o tempo de todos.

A realidade das empresas que operam cegamente aos seus números não existe mais. Todos precisam mensurar como a empresa e a área comercial se comportam no mercado. Você precisa desenvolver a capacidade de ter uma visão micro e macro de tudo o que está acontecendo.

É possível construir um plano para ter uma visão ampla da sua equipe de vendas, ou seja, acompanhar os números e o desempenho dos resultados, enquanto faz um acompanhamento mais individualizado ou setorial da operação do negócio.

05 Passos para um planejamento estratégico em vendas de sucesso.

Antes de mais nada, iniciar um planejamento estratégico em vendas de sucesso requer saber onde sua empresa está no momento. Com isso em mente, é importante que você pesquise e entenda suas métricas.

1. Estabeleça objetivos e metas

Com base na análise da sua base de clientes, prospects e requisitos de receitas, você precisa estabelecer metas para o que precisa realizar.

2. Defina suas estratégias

Sabendo onde você quer chegar, é hora de definir como você vai chegar. Como você pretende atingir os objetivos que definiu na etapa anterior? Além de seus esforços individuais, você tem todas as estratégias de crescimento específicas para o seu território?

3. Crie uma lista de ações

Entenda quais tarefas você vai fazer, crie um plano com um cronograma tático completo com datas e etapas a serem realizadas. Também é importante definir as etapas do planejamento de vendas e organizar as ações para alcançar as metas. Um exemplo de plano de ação vendas para a fase de prospecção e desenvolvimento de novos negócios pode contemplar a descriminação de quais ações serão realizadas e por quanto tempo.

4. Considere potenciais obstáculos e planeje como resolvê-los

É importante fazer perguntas como: O que pode atrapalhar você e sua equipe a alcançarem as metas propostas? O que pode dificultar o crescimento do seu negócio? Atualmente, a tecnologia é uma facilitadora para empresas de todas as áreas de um negócio e não é diferente com vendas.

Softwares de gestão de resultados, por exemplo, realizam uma gestão de performance do seu time de vendas de forma completa, permitindo o acompanhamento de todos os indicadores de resultados, metas e objetivos. Não investir em tecnologia pode ser um impedimento para o crescimento da sua empresa e equipe. Afinal, uma ferramenta como essa amplia a produtividade da equipe de vendas.

5. Invista em desenvolvimento pessoal

Treinamento para a equipe e desenvolvimento pessoal do vendedor são elementos que contribuem para a criação de melhores performances em venda. O mundo, os negócios e a tecnologia tem passado por grandes mudanças nos últimos anos e estar por dentro das novidades é fundamental para manter a competitividade da sua empresa no mercado.

Esse conteúdo também pode te interessar: O que é gestão por competências e tudo que você precisa saber.

A AchieveMore é a mais completa plataforma de gestão de performance em vendas para o aumento de produtividade e resultados.

Agora que você entendeu os 05 Passos para um planejamento estratégico em vendas de sucesso, entenda também os resultados da sua equipe, conhecendo a AchieveMore. A nossa ferramenta foi desenvolvida como objetivo de alavancar os resultados da sua equipe com base em indicadores de performance. 

Atendendo os principais players do mercado, a nossa plataforma vem contribuindo para o aumento das vendas e resultados de empresas como: Pepsico, Mondelez, Danone, Ferrero, Midea, AB Brasil, Reckitt, Bic entre outros. 

Por meio de uma plataforma totalmente baseada em 3 pilares que são: Aumento dos resultados, Economia e Transparência. Quer melhorar a produtividade de vendas do seu time e impactar seu negócio? Entre em contato com um dos nossos consultores.

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