Os sistemas de recompensa e sua influência na motivação da equipe.

Os sistemas de recompensa e sua influência na motivação da equipe.

Os sistemas de recompensa e sua influência na motivação da equipes. Essa pode ser a hora de pensar em implementar um sistema de recompensas na sua empresa. Desta forma, você poderá retribuir e recompensar o esforço e resultado do seu time. Porém lembre-se, implantar um sistema de recompensa na empresa que funciona e que influencia de forma positiva na motivação da equipe é uma tarefa desafiadora. 

Neste artigo vamos falar sobre os sistemas de recompensa e sua influência na motivação da equipe, quais são os impactos positivos e como aplicar esta prática na sua empresa. O objetivo é te ajudar a colocar em prática um sistema de recompensas de forma eficiente. 

Você sabe a importância dos sistemas de recompensa e sua influência na motivação da equipe, e como implementar os sistemas de recompensas?

Agora que você já sabe que um sistema de recompensa pode oferecer vantagens para sua empresa e colaboradores, vamos ver a seguir passos importantes para implementar de forma eficiente.

Ofereça remuneração variável: 

A remuneração variável basicamente se trata de uma remuneração extra, baseada no desempenho individual ou coletivo dos colaboradores da empresa. A remuneração variável pode ser oferecida de diferente formas, como por exemplo: no PLR (Participação nos Lucros e Resultados), alcance das metas mensais, comissão sobre o número de vendas, entre outros.

Faça premiações: 

Oferecer premiações é uma forma interessante de recompensar os funcionários, já que envolve o fator emocional, pelo fato do profissional se sentir reconhecido e valorizado. Para isso, você pode gratificar os funcionários em destaque com uma viagem, um jantar no restaurante, ou até mesmo com um prêmio simbólico, como troféu ou certificado.

Ofereça oportunidades:

Uma forma também de recompensar os colaboradores é oferecendo oportunidades de crescimento e valorização em suas carreiras. Para isso, você pode apoiar a participação do funcionário em um projeto inovador, incentivá-lo a realizar um curso ou desenvolver uma nova ação dentro da empresa. 

Quais são as vantagens dos sistemas de recompensas e benefícios?

Implementar um sistemas de recompensas e benefícios traz uma série de vantagens para as empresas. Confira a seguir algumas delas: 

 1 – Aumento da produtividade do time

Quando um colaborador é reconhecido pelo seu esforço e pelos seus resultados a sua motivação aumenta, isso faz com que ele produza mais. 

2 – Atrair  bons talentos.

Bons profissionais têm muito interesse em trabalhar em empresas que reconhecem seu trabalho, e ter um sistema de recompensas que influencia na motivação da equipe é muito importante. 

3 – Menor rotatividade 

Além de atrair e reter bons profissionais, um benefício é a diminuição da taxa de rotatividade, pois os profissionais se sentem mais estabilizados e seguros. 

Os sistemas de recompensas são eficazes para melhorar o relacionamento da empresa com os seus colaboradores. Portanto, deve ser estudado com cuidado e atenção para contribuir com a construção desse ambiente de trabalho colaborativo e saudável.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

A importância e a diferença entre remuneração incentivos e benefícios.

A importância e a diferença entre remuneração incentivos e benefícios.

Existe uma diferença entre  remuneração, incentivos e benefícios, e cada uma delas tem a sua importância e influência dentro das organizações. Quando aplicamos uma destas formas de gratificação e reconhecimento para os funcionários acabamos gerando uma certa competitividade dentro da empresa, pois os funcionários ficam focados em atingir os resultados e serem reconhecidos. Por isso,

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente