O que é gamificação e tudo o que você precisa saber.

O que é gamificação e tudo o que você precisa saber.

O que é gamificação e tudo o que você precisa saber.

Se você chegou até aqui é porque o assunto Gamificação está no seu radar. É importante lembrar que o tema Gamificação cabe em diversos universos, seja, no trabalho, na educação, na tecnologia, entre outras formas de aplicar a gamificação em nosso dia a dia. Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a descobrir o que é gamificação e tudo o que você precisa saber a respeito desse universo.  

Apesar de ser um tema ainda pouco conhecido, a cada dia que passa ele tem se tornado um assunto cada vez mais importante e popular, principalmente no mundo corporativo. Afinal, os tempos mudaram e a sociedade vem se tornando cada vez mais ativa e questionadora no universo da tecnologia.

Afinal, o que é gamificação? 

De forma simples, gamificação nada mais é do que tratar uma estratégia de forma lúdica, ou seja, transformar todas as etapas para chegar a “linha de chegada” ou como mais conhecemos os resultados esperados em formato de game. 

Usar a estratégia de gamificação ajuda as pessoas envolvidas em todo o processo a se tornarem mais interessadas e a alcançar os objetivos esperados, ou até mesmo a ajudar a resolver problemas, a enfrentar desafios ou até mesmo desenvolver novas habilidades. 

Hoje em dia o uso de jogos lúdicos tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, e está presente em situações que nem imaginamos, quer conferir? Pegue seu celular  e olhe para os seus aplicativos, veja quantos deles são aplicativos que para você realizar alguma tarefa você precisa passar de fase, estimula a competição ou até mesmo ganhar algum tipo de recompensa por realizar algum tipo de atividade? São vários né? Foi o que nós imaginamos. 

A gamificação está cada vez mais presente em nossas vidas, pois essa técnica estimula vários dos nossos instintos ao mesmo tempo. Tornando assim, o uso dos jogos na vida das pessoas cada vez mais ativo e gerando ambientes competitivos saudáveis e produtivos, além de ser bem mais divertido para os envolvidos. 

Por que usar a gamificação é tão importante? 

Além de todos os benefícios que já citamos existem milhares de fatores que torna a gamificação tão importante e presente na vida das pessoas. Com o crescimento das novas tecnologias e o aumento no uso da internet o acesso às informações se tornou cada vez mais acessível, por exemplo: antes tínhamos o pretexto de que para aprender era necessário copiar o máximo de informações possível, hoje não é mais necessário, ficou claro que o termo “aprender brincando” realmente é uma realidade, pois muito se aprende apenas usando um simples jogo. 

Além de estar presente na educação, a gamificação se tornou cada vez mais presente no mundo corporativo, se tornou bem arcaico pensar que o uso de jogos dentro das empresas é algo que pode atrapalhar a produtividade e os resultados das equipes. Hoje, os jogos são usados para instigar ainda mais os fatores de aumento da produtividade, entrega de resultados e principalmente o engajamento para uma competição saudável. 

Sem dúvidas, ficou claro que a gamificação só trás benefícios quando aplicada com objetivo e de forma correta. Pois, de fato a gamificação se tornou uma forma de você ensinar e aprender de forma leve e também ajudar a engajar a equipe com os objetivos da empresa. 

Como usar a gamificação? 

Para que a gamificação tenha seu objetivo concluído, você precisa adaptar um jogo de acordo com as suas necessidades e estratégias. Os jogos mais usados são os de tabuleiro, pois eles são jogos dinâmicos e que trabalham bem o entrosamento do time e principalmente são de fácil entendimento. 

É muito importante que para aplicar a gamificação você estabeleça primeiro quais são os seus objetivos e colocar esses objetivos como tarefas e etapas ao longo do jogo. Após ter determinado seus objetivos é importante determinar qual é o modelo de jogo que vai adaptar, lembrando que é muito importante que seja algo simples e de fácil compreensão. Por fim, é importante que todo o jogo seja estruturado de forma lúdica e divertida, para que todos os jogadores cheguem ao objetivo final engajados e sem perder o foco. 

Com a gamificação bem aplicada e com os objetivos certos é possível fomentar ambientes competitivos, saudáveis e criativos ao mesmo tempo, sempre voltados para a cooperação e engajamento dos usuários. 

Outros artigos que podem te interessar

Mudanças na Remuneração Variável? Conte com uma ferramenta

Mudanças na Remuneração Variável? Uma ferramenta pode ajudar

Descubra como uma ferramenta especializada facilita a implementação de mudanças na Remuneração Variável, reduz erros, amplia a transparência e garante mais previsibilidade para as equipes de gestão e para os colaboradores. Propor mudanças nos modelos de Remuneração Variável é um dos processos mais delicados dentro de uma empresa. Cada ajuste impacta diretamente na motivação das

4 erros ao definir o orçamento de incentivos variáveis

Definir o orçamento dos incentivos variáveis é uma etapa crítica para garantir a sustentabilidade e a efetividade dos programas de PLR, PPR e remuneração variável. Os maiores erros ao definir o orçamento dos incentivos variáveis costumam comprometer não só a previsibilidade financeira, mas também a motivação e o engajamento dos colaboradores. Neste artigo, vamos explorar,

Como a Alpargatas transformou sua Remuneração Variável com o apoio da AchieveMore

A remuneração variável vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de Vendas e RH de empresas que desejam impulsionar a performance e engajar colaboradores. No caso da Alpargatas, empresa global, fundada e sediada no Brasil há mais de 118 anos e responsável por marcas icônicas como Havaianas, a jornada de transformação desse modelo contou

pt_BR