Maximizar os resultados da empresa através da integração dos setores.

Maximizar os resultados da empresa através da integração dos setores.

Maximizar os resultados da empresa através da integração dos setores.

A grande necessidade das empresas hoje e sempre é maximizar os resultados, mas o grande ponto é, não maximizar os resultados da sua empresa, e sim como fazer isso. 

Para que você saiba como maximizar os resultados da sua empresa é importante construir um ambiente de trabalho harmonioso entre os funcionários, principalmente pelo motivo de que eles são as pessoas encarregadas de te ajudarem a levar a sua empresa para o sucesso. Sabemos que estamos falando de pessoas de diferentes personalidades e com responsabilidades e funções diferentes umas das outras, por isso a integração destes setores e profissionais é um ponto crucial para a harmonia e o aumento dos resultados da sua empresa. Integrar os setores da sua empresa pode parecer algo muito difícil e trabalhoso, mas com a abordagem certa você obterá sucesso. 

Antes de tudo, você precisa entender que a integração de setores e profissionais vai muito além da política da boa vizinhança, é uma busca constante em promover uma melhor sinergia entre os setores da empresa e esta ação consequentemente fará com que as equipes sejam mais produtivas e tragam mais resultados. Além de evitar problemas de relacionamento e operacionais que muitas vezes passam despercebidos. 

Confira o artigo a seguir e entenda como maximizar os resultados da sua empresa através da integração dos setores. 

05 passos para maximizar os resultados da sua empresa através da integração dos setores. 

1- Por onde começar?

Para que a sua empresa tenha um clima organizacional saudável e produtivo, a integração deve começar no primeiro dia do funcionário na empresa. No momento em que o profissional é contratado e dá início às atividades na empresa, é importante que todos os setores e profissionais envolvidos sejam apresentados. Desta forma, ele já se sentirá acolhido pela equipe e no seu início saberá a quem recorrer de acordo com a situação. 

Não para por aí, é importante que o mesmo seja feito com os profissionais que já fazem parte da equipe, por isso comunicar que vai começar um novo profissional e apresentar um pouco dele para os outros profissionais causará uma empatia. 

2- O que devo fazer?

Você no papel do gestor na hora de integração entre profissionais e áreas deve fazer o intermédio entre os setores da sua empresa, e independente do grau de importância deles, trate-os de maneira igual. 

Vamos imaginar uma determinada situação: um dos setores da sua empresa vem conquistando resultados de alta performance, então é muito importante que este setor receba o mérito e seja valorizado por isso, porém não é adequado que este setor receba algum tratamento diferenciado ou algum tipo de privilégio por conta disso. Toda a empresa deve saber que todos têm importância dentro da empresa, independente do cargo que ocupa ou do resultado entregue.

3- Como promover o engajamento do time?

É muito importante que a empresa mantenha toda a equipe engajada, quando você tem uma equipe engajada trabalhando em busca do mesmo propósito é muito mais fácil o bom relacionamento entre todos  da equipe. 

Para isso é importante  sempre valorizar a importância individual de cada profissional e valorizar a importância da equipe, confira algumas ações para valorizar e engajar a equipe:

  • Mostre os bons resultados da equipe ou do profissional para todos da empresa;
  • Valorize a importância da função da equipe ou do profissional dentro da empresa;
  • Mostre o impacto do trabalho da equipe ou do profissional nos resultados da empresa;
  • Parabenize por cada conquista;
  • Ofereça uma premiação por resultados;
  • Invista no desenvolvimento e capacitação desta equipe ou do profissional.

4- Como construir um diálogo saudável?

Um diálogo saudável tem impacto positivo em todas as áreas da nossa vida. Por isso, para que a integração entre os setores e profissionais aconteça de forma eficiente é importante que cada líder de equipe esteja aberto a ouvir o que a sua equipe tem a dizer. 

Promova conversas informais para ajudar com que sua equipe se sinta mais confortável e até mesmo conversas individuais de feedback permitindo que o feedback seja uma via de mão dupla, tanto da parte da empresa quanto da parte do profissional. 

5- Como lidar se surgir algum conflito?

Um bom líder com o passar do tempo acaba desenvolvendo o dom de ponderar situações e encontrar uma solução viável para o conflito. Mas lembre-se que todas as soluções devem sempre visar o bem estar da equipe, dos profissionais e da empresa. Para que a sua solução e ponderação seja uma decisão neutra é importante que você ouça ambos os lados envolvidos e permita que cada pessoa exponha seu ponto de vista, deste modo você poderá tomar uma decisão imparcial e saudável para todos.

Lembre-se que é quase impossível agradar a todos. No entanto, é importante que você mostre para todos que a sua decisão e resolução foi a mais adequada e viável para a equipe e empresa. 

Agora que você já sabe e entende sobre a importância da integração dos setores da sua empresa, elenque quais são os profissionais e áreas mais carentes da sua empresa e coloque já em prática. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

SaaS para RH: o que é e como funciona

SaaS para RH: o que é e como funciona

Existem diversas empresa que oferecem um Software as a Service, ou como é mais conhecido SaaS, sem dúvida os Softwares SaaS se tornaram parte de uma grande revolução tecnológica, pois são aquelas soluções que muitas vezes nem sabemos que precisamos, mas quando conhecemos elas se tornam essenciais para a nossa rotina de trabalho.  Você já

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR