Empresas adotam a meritocracia. Mas afinal, o que isto significa?

September 23, 2013

A ciência de fazer por merecer! A recompensa e o reconhecimento de esforços realizados para atingir as metas e objetivos.

A palavra meritocracia soa como ‘grego’ para você? Mas, pode ser definida como forma de atuação baseada no mérito, na qual as posições hierárquicas e outras bonificações são conquistadas pelos colaboradores que atingem os resultados esperados e apresentam no dia a dia de trabalho as competências desejadas. Em um linguajar mais comum, você vai ganhar mais e ser merecedor de promoções, se trabalhar com vontade e responsabilidade para isso.

Atualmente, muitas empresas estão aplicando critérios meritocráticos na gestão. Dessa maneira as empresas entendem que valorizam e ficam com os colaboradores que realmente estão dispostos a ‘vestir a camisa da empresa’ e fazer a diferença. Colaboradores comprometidos com o crescimento da empresa como um todo, e não somente com o próprio salário.

Esse modelo de gestão já é praticado no Brasil há cerca de 10 anos, sendo trazido pelas multinacionais, e seguido pelas outras empresas que perceberam os benefícios na prática. É importante ressaltar que a meritocracia trabalha com o estabelecimento de metas, que devem ser ‘batidas’ para que o colaborador ganhe mais. Mas essas metas precisam ficar muito claras e entendidas por todos na empresa, para que os funcionários não se encarem como concorrentes diretos e sim criem um pensamento de ‘trabalho em equipe’, sabendo que se todo mundo fizer a sua parte, todo mundo vai ganhar mais, a empresa vai crescer cada vez mais e as oportunidades de ascensão profissional vão aparecer e quem estiver preparado e apto para a função vai ocupar outros cargos.

Outro ponto importante a ser levantado na gestão da meritocracia é a prática do ‘feedback’, ou seja, o funcionário sabe qual a meta que deve ser atingida, mas precisa saber de seus líderes se o seu desempenho está sendo satisfatório ou não. Isso se chama reconhecimento e valorização profissional. Todo mundo precisa saber se está agradando, se está fazendo certo. Dessa forma, cria-se um canal direto de diálogo, aumenta-se a confiança e por consequência vem a vontade de trabalhar melhor e fazer a empresa crescer cada vez mais.

 

Fonte: artigo originalmente publicado por Ana Martinez em Empresas adotam a meritocracia. Mas afinal, o que isso significa?

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