O que é efeito de rede e seu impacto na geração de valor dos negócios?

O que é efeito de rede e seu impacto na geração de valor dos negócios?

O que é efeitos de rede e tudo o que você precisa saber ?

Os efeitos de rede são mecanismos dentro de um negócio que ajudam cada vez mais a criar uma experiência única entre o produtor e o consumidor, gerando um positive network effects. Sem dúvida, os efeitos de rede estão revolucionando não somente o mercado, mas também o mundo. Se tornando a força mais importante para se criar valor de forma eficiente para milhares de pessoas e empresas. 

Os efeitos de rede são importantes porque é a melhor forma de criação de valor dentro do universo digital. Existem diversos cases de empresas dentro do setor de tecnologia que cresceram de maneira exponencial por conta destes efeitos. Porém, isso não quer dizer que todos os efeitos são iguais, para entendermos todas essas nuances é importante que você entenda de fato o que são efeitos de rede e o que você precisa saber para que a partir disso, você consiga criar os seus próprios efeitos de rede. 

Os efeitos de rede devem se adequar a alguns fatores, como por exemplo: Qual o objetivo da sua empresa? Pensando na importância do entendimento deste conceito, resolvemos explicá-lo no artigo de hoje, confira a seguir!

O que de fato são efeitos de rede? 

O termo efeitos de rede, origina-se do inglês Network Effects, ou seja, quanto mais pessoas utilizando o seu produto ou serviços, maior ainda será a sua demanda. Graças aos avanços tecnológicos, os efeitos de rede têm alcançado uma maior escala, possibilitando até mesmo potencializar o crescimento de projetos e o alcance da empresa. 

As empresas que trabalham baseadas nos efeitos de rede costumam precisar da criação de uma comunidade de clientes sólida e que dependam do envolvimento uns dos outros para ter o benefício do produto/serviço.

Por isso, é essencial que a área de planejamento estratégico e marketing esteja bem alinhadas com relação aos objetivos da empresa. Não somente para impulsionar o negócio, mas para que possa expandir ao longo do tempo de vida da empresa. 

O efeito de rede é um conceito antigo, ele surgiu muito antes do que você pode imaginar, sua origem resulta do fato de que as pessoas sempre quiseram ser aceitas e a pertencentes a um grupo.

Como surgiu o conceito de efeitos de rede?

Esse fenômeno sempre aconteceu de forma natural, mas logo começou a ser explorado de forma estratégica com o surgimento do telefone, que foi uma forma de comunicação no seu tempo inovadora, pois trouxe diversos benefícios não só para seus usuários, mas também para a sociedade. 

O ponto é que de nada serviria se o telefone fosse usado por poucas pessoas. Ou seja, o valor do telefone estava direcionado para que os seus usuários pudessem se comunicar por meio deles e se beneficiar: 

O valor do telefone estava nos usuários, ou seja, era para eles pudessem se comunicar por meio dele e se beneficiar do que aportava. Veja na imagem a seguir como funciona a lógica da rede nesse exemplo específico!

Efeitos de Rede na Telefonia Fixa

Como funciona os efeitos de rede? 

De forma bem simples e resumida, as redes são compostas por “nós” e “links”, mas o que isso significa? O nós são os participantes da rede, ou seja: consumidores, aparelhos, clientes, entre outros envolvidos. É importante frisar que os diferentes tipos de “nós” podem ter diferentes tipos de funções dentro da mesma rede, como por exemplo:

  • “Nós” dentro da mesma rede, podem se diferenciar em relação ao nível de impacto, influência, poder e valor que cada um tem; 
  • “Nós” centrais , são “nós” dentro da rede que possuem um maior número de “links” e são, normalmente, mais valiosos; 
  • “Nós” marginais, tem relativamente menos “links” e, neste caso, praticamente menos valor, ainda que existam algumas exceções.

O tamanho da rede existente pode ser medida pelo número total de “nós” que ela possui,entretanto o tamanho dessa rede não determina seu valor. 

Já os “Links” é o que conecta “nós” ou grupos de “nós” em uma rede, porém nem todos os “links” são iguais e podem variar dependendo da direção de cada. Além disso, “links” variam em termos de força, proximidade e atividade entre dois “nós”. Um exemplo disso é o WhatsApp

  • O “link” do WhatsApp entre você e seu amigo é muito mais forte do que o “link” do WhatsApp entre você e alguém que você não fala Há mais de um ano;
  • Porém, os dois contam como “links” dentro da rede do WhatsApp.

A internet passou a ser um grande facilitador e, atualmente, segundo dados divulgados pela Statista e NFX, cerca de 5 bilhões de pessoas estão conectadas a uma grande rede, ou até mesmo a várias grandes redes representando 90% da atividade econômica do mundo. Existem novos efeitos de rede a serem construídos e esses se acumulam e reforçam uns aos outros em taxas cada vez menores.

Além disso, é possível ver a nossa mudança de uma economia de escala para uma economia de rede se observamos as mudança das 12 principais empresas do mundo. Em 2004, somente uma empresa possuía efeitos de rede em seu modelo de negócios. Hoje, 8 das 12 possuem efeitos de rede dentro do seu core.

(Na imagem: tabela comparativa entre as principais empresas do mundo em 2014 e em 2020 e quantas delas possuem efeitos de rede – G4 Educação)

Conclusão

Negócios com efeitos de rede tem diversos benefícios para a sociedade e também para seus líderes e gestores, tanto os que comandam as principais empresa em nível global quanto os que comandam novas empresas e tem uma perspectiva clara sobre o que seus negócios, ambos estão oferecendo para seus funcionários e usuários.

Além disso, considerando o papel cada vez maior das redes na sociedade, o caminho é que elas possivelmente decidam qual será o cenário para os novos contatos e contratos.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

4 dicas para melhorar a gestão de tempo e produtividade da sua equipe.

4 dicas para melhorar a gestão de tempo e produtividade da sua equipe.

Saiba as 4 dicas para melhorar a gestão do tempo e produtividade da sua equipe, quais ferramentas podem te auxiliar e as principais vantagens que você terá quando aplicar essas dicas na sua empresa.  Você já deve ter se deparado diversas vezes com a frase “tempo é dinheiro”, e é sem dúvida, muito vezes quando

Entenda a importância do atingimento de metas para o time.

Entenda a importância do atingimento de metas para o time.

Falamos muito por aqui sobre a importância das metas dentro das empresas e até mesmo na vida pessoal das pessoas. Mesmo muitos tendo a ciência da importância das metas, muitas vezes ela ainda acaba sendo vista com maus olhos, mas não deve ser assim. Afinal, elas representam uma chance de crescimento e lucro aos colaboradores.

Por que e como fazer gestão de metas?

Por que e como fazer gestão de metas?

Uma empresa pode ter sucesso em seus resultados através de uma boa gestão de metas adequada para a sua equipe. Por isso, você deve entender o Por que e como fazer gestão de metas, e entender quais são as principais vantagens. No mundo coorporativo e até mesmo na vida pessoal, sempre temos metas e objetivos

¿Gustó? Regístrese para recibir más contenido como este de forma gratuita

    es_ES