Quando trabalhamos com indicadores de vendas, não podemos tirar conclusões precipitadas, temos que analisar todas as informações no detalhe e eliminar qualquer hipótese ou alternativas, ou seja, eliminar outros fatores que expliquem os resultados dos indicadores. Mas, afinal, Como melhorar a produtividade do seu time de vendas com os KPIs certos?
O problema da maioria das empresas é que elas mexem em 3, 4, 5 aspectos do processo de vendas e querem entender o que levou a determinado resultado. Mas, como de fato saber o que realmente impactou o resultado com tantas mudanças sendo feitas de forma simultânea? Resumindo, muitas vezes o time e até mesmo a gestão da empresa acabam não aprendendo boas práticas.
Quando estamos falando de métricas de vendas, assim como na ciência, precisamos fazer alguns experimentos ou como também conhecemos por teste A/B, além de controlar cada variável para ter certeza que o resultado vem daquilo que você vai alterar.
Mas afinal o que são KPIs de vendas?
Antes de falamos de como melhorar a produtividade do seu time de vendas com os KPIs certos. É interesse entender o que são KPIs de vendas, a sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, ou seja, é um indicador-chave que, como o próprio nome sugere, está totalmente ligado ao planejamento estratégico da empresa.
Por isso, é fundamental monitorá-lo para verificar se as estratégias adotadas estão surtindo o efeito desejado. Mais importante do que mensurar os KPI de vendas é saber quais deles são de fato relevantes na sua estratégia comercial.
Desta forma, um dos fatores mais importantes para definir os indicadores de desempenho no seu setor de vendas é a elaboração de objetivos claros. São esses objetivos responsáveis por permitir e traçar o caminho necessário para o atingimento das metas e resultados.
Como definir os KPIs certos para melhorar a produtividade do seu time de vendas?
O primeiro passo para melhorar a produtividade do seu time de vendas é implantar KPIs que sejam claros e que tenham foco em mensurar o desempenho do seu objetivo comercial. Outra dica muito importante é que você também precisa realizar uma gestão de performance eficiente da sua equipe. Veja estas dicas para uma boa gestão de performance:
- Estabeleça metas e objetivos para os vendedores;
- Crie sua estratégia em cima dos objetivos e metas estabelecidos;
- Implemente uma boa comunicação interna;
- Saiba identificar os KPIs relevantes de vendas;
- Desenvolva uma política de reconhecimento e/ou de remuneração para motivar seu time de vendas;
- Avalie e monitore cada etapa de todo o processo.
Essas medidas são essenciais para desenvolver uma cultura de aprendizado e melhoria contínua na área de vendas da sua empresa. Se o processo estiver ruim, você pode fazer alterações e testar outras opções. Se estiver bom, escale e o torne cada vez melhor.
Depois de implantar os indicadores de vendas, você deve extrair os dados necessários para a tomada de decisão e criação de estratégias para melhorar ainda mais a produtividade do seu time de vendas, para isso é fundamental estabelecer uma rotina de levantamento e validação dos dados obtidos.
Conclusão
Agora que você entendeu como melhorar a produtividade do seu time de vendas com os KPIs certos. Aproveite para implementar e melhorar a produtividade e os resultados de suas vendas. É importante entender que não basta medir os indicadores, é preciso também pensar em como aplica-los no seu negócio.
Através de um sistema de gestão de performance e resultados com o da AchieveMore, você pode além de identificar onde a sua empresa está sendo mais eficiente você também conseguirá saber em quais pontos sua performance precisa melhorar. Esse tipo de informação vai ajudar você a tomar decisões mais estratégicas, com foco no aumento da produtividade e resultados do seu time de vendas.